O Chihuahua tem o privilégio - ou a desvantagem, de acordo com diferentes pontos de vista, - de ser o menor cachorro do mundo. Seu nome é derivado da província mexicana de onde ele se origina. Os astecas adoravam o chihuahua, mas, ao mesmo tempo, usavam-no também para preparar um de seus pratos mais populares... O chihuahua tem olhos brilhantes e, graças a suas grandes orelhas, parece estar sempre alerta.
Ele se movimenta constantemente e compensa seu pequeno tamanho com um latido estridente. Não pode enfrentar grandes inimigos ou perigos, mas consegue chamar a atenção para os menores riscos, por isso também é chamado "o cachorro que grita". O chihuahua é um cachorro resistente que se adapta a todos tipos de clima. Esse animal de estimação de bolso é devotado, leal e até possessivo. Ele é inteligente e detesta ficar sozinho.
Apesar do seu pequeno tamanho, o chihuahua é forte e resistente. Graças ao aumento da popularidade desse cão, a criação dessa raça se intensificou, o que na verdade resultou em uma deterioração da estrutura craniana, que se tornou mais frágil. A moleira dos chihuahuas nunca se fecha.
(Fonte: Almanaque dos cães)
Nenhum comentário:
Postar um comentário