O abanar da cauda dos cães indica excitação ou agitação. Um erro comum é confundir excitação com contentamento. Na realidade, um cão furioso também pode abanar a cauda. A melhor forma de descodificar a disposição do cão através da cauda é olhando para o nível a que se encontra - baixa, horizontal ou alta - bem como a velocidade e extensão das oscilações.
O cão alegre agita-a para fazer com que sinta o seu odor, mas numa situação de medo cobre o ânus e os genitais para se esconder.
Posições da cauda:
- Cauda estendida na horizontal mas não hirta - é um sinal de atenção: o cão está a ver algo interessante.
- Cauda estendida horizontalmente e hirta - toma esta posição ao enfrentar um possível intruso ou desconhecido. Significa "vamos ver quem manda aqui!". Também assume esta posição quando detecta o odor de uma peça de caça.
- Cauda levantada - é um sinal de autoridade de um cão que se acha dominante.
- Cauda erguida encurvada para a garupa - indica confiança, segurança, controle e autodomínio.
- Cauda ligeiramente baixa, mas afastada das patas traseiras - o cão está tranquilo e relaxado.
- Cauda caída perto das patas traseiras - indica mal estar ou insegurança.
- Cauda entre as pernas - indica temor ou submissão. Em relação a um membro dominante na matilha, quer dizer: "concordo que mandes, não vou desafiar-te".
O cão pode abanar a cauda quando se encontra em qualquer posição, exceto quando está entre as pernas.
Movimentos da cauda:
- Cauda como uma hélice - indica euforia e alegria.
- Em ritmo lento - Quando está sendo treinado significa que está prestando atenção, está tentando entender a situação. Este comportamento não é agressivo nem pacífico, é uma situação de impasse, ele quer saber algo mais sobre nós ou sobre qualquer situação.
- Abanar a cauda com grande amplitude, até o tronco - grande contentamento. Quanto, maior é a amplitude, maior satisfação manifesta.
- Movimentos tendencialmente para a direita - sugere, segundo experiências recentes, que o animal expressa uma resposta de aproximação positiva ao estímulo.
- Movimentos tendencialmente para a esquerda - pode-se entender como uma resposta de distanciamento, relativamente ao estímulo em causa.
Conjugando a posição e o movimento -
- Abanar a cauda quando está relaxada ou para baixo - significa que o cão está contente.
- Abanar a cauda levantada - pode ser um prenúncio de ataque. Se o cão está com a cauda eriçada ou levantada, balançando rápido, pode estar agitado ou agressivo.
(Fonte: Fiel)
Nenhum comentário:
Postar um comentário