segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dálmata



O Dálmata não se originou na Dalmácia e, apesar de seu nome, não é iugoslavo. Essa raça se tornou famosa graças ao filme 101 dálmatas, da Disney. Há muitas hipóteses sobre a origem desse cão. Essa raça provavelmente veio da Ásia através do Egito e da Grécia e, no século XVIII, chegou à Inglaterra. Ele tem muitas habilidades: demonstrou seu valor como mensageiro na Dalmácia durante a guerra dos Bálcãs e também como cão de guarda, cão pastor, cão guia e até como cão esquimó. 


Essa raça carrega a imagem de um cachorro de classes altas, ligado à aristocracia e a velhas mansões. É um animal com pouca iniciativa e calmo, que brinca com crianças; melancólico e com uma grande necessidade  de companhia humana. Sua pelagem é reconhecida internacionalmente. Os filhotes de dálmatas nascem com o pelo todo branco. As manchas pretas, sua marca registrada, aparecem gradualmente entre o décimo e o décimo quarto dia.



O Dálmata, que tem energia em abundância, era usado também como cão de circo. No século XIX, ele ajudava bombeiros norte-americanos guiando os cavalos que puxavam seus carros.
(Fonte: Almanaque dos Cães)



Nenhum comentário:

Postar um comentário